Regulamento para a
Copa Zangões Mini 2013.
v20130807
Resumo
Carros permitidos: M-Chassis
Tamiya
Local: Clube
Escola Lapa - Pelezão - Rua Belmonte, 957 - Alto da Lapa - Oeste - São
Paulo
Numero de provas: 3
Datas: 1ª 28/07 ,
2º 25/08, 3º 15/09 (Final) - 06/10 (Prova de confraternização extra-campeonato
em São Roque - Não Vale pontos para o campeonato)
Inicio das
Atividades: 13:00h
Quantidade de
voltas: 125.
Tempo estimado da prova:
40 minutos.
Valor da inscrição por
corrida/categoria: R$50,00 – Quantidade mínima de pilotos por categoria - 3
Premiação corrida :
GT5: placas do 1 ao 3 colocado | GT4: placas do 1 ao 3 colocado
GT5: placas do 1 ao 3 colocado | GT4: placas do 1 ao 3 colocado
Premiação campeonato :
GT5: trofeus do 1 ao 3 colocado | GT4: trofeus do 1 ao 3 colocado
GT5: trofeus do 1 ao 3 colocado | GT4: trofeus do 1 ao 3 colocado
Sorteio de Brinde entre
os participantes por etapa.
Objetivo do evento
Reunir
amigos e colegas que gostam desta categoria de Automodelismo Elétrico para
participar de uma competição sadia em um ambiente amigo. Existe tambem um
objetivo secundário que é apresentar a categoria para outras pessoas que possam
se divertir assistindo e até futuramente se interessarem a praticar também.
Regulamento
CHASSIS PERMITIDO
Para nivelar por baixo
só serão permitidos chassis originais. Nada de prototipos ou adaptações, por
exemplo: M04 curto ou M05 tração traseira.
As únicas alterações
permitidas no chassi serão:
- a abertura do
compartimento de bateria para que caibam as LIPOS;
- Alargamento nos
buracos dos parafusos da caixa de motor para poder utilizar pinhões pares,
somente vádio para o chassis M04.
Os chassis homologados
para corrida usam a mesma caixa de engreanagem, assim conseguimos controlar as
relações para maior competitividade:
Tamiya M04 (medio e
longo);
Tamiya M03 (curto, medio
e longo);
Tamiya M05 (curto, medio
e longo);
Tamiya M06 (curto, medio e
longo).
REGRA PARA PNEUS E
RELAÇÕES
Novamente, visando
nivelar a corrida vamos utilizar a mesma regra de relação pneu/pinhão que a
Tamiya já utilizou em seus campeonatos.
Só serão permitidos
pinhões PARES!
Assim quem optar por
andar de M04 deverá fazer a furação na caixa de motor para que os pinhões pares
entrem.
Para conhecimento de
todos ai vai a tabela de relações possiveis:
Pinhão 16 – 7,25:1
Pinhão 18 – 6,44:1
Pinhão 20 – 5,80:1
HOPUPS PERMITIDOS
São permitidos qualquer
Hopup Tamiya ou de qualquer outra marca.
O que não é permitido são alteracoes na caixa de engrenagens,
mudando a relação final do carro.
Assim engrenagens fixas
da 3Racing ou qualquer outra marca não são permitidas.
Sobre as engrenagens da
Toobe, elas são permitidas desde que respeitem o numero de dentes das
engrenagens originais da Tamiya. Quem
correr com estas engrenagens deve avisar a direção porque no final da corrida,
caso este carro esteja no pódio, o carro sera desmontado e as engrenagens serão
conferidas. Caso irregular, será desclassificado.
A troca do diferencial
planetário pelo de esfera é permitido desde que seja a mesma quantidade de
dentes do planetário.
Outro hopup que não é
permitido é qualquer alteração de chassi, por exemplo remontar o chassi que é
de plástico em um chassi de fibra.
PNEUS E RODAS
PERMITIDAS
São permitidos quaisquer
pneus e rodas, desde que seja respeitado a regra de Pneu/Relação.
Não sera permitido roda
fora da bolha. Largura maxima do carro 177mm.
BATERIA
Qualquer bateria LIPO 2S
com hardcase ou não.
Baterias de NiCd ou NiMh
não são aconselhadas por não serem competitivas, mas quem desejar utilizar
poderá utilizalas desde que as não ultrapassem 6 celular (7.4 volts nominais).
MOTOR
GT4
Somente o motor
Brushless (máximo 2500kv) 17.5T será permitido.
Qualquer speed
Sensorless ou Sensored poderá ser utilizado.
Para motores com sensor,
será possivel sua utilização desde que o ESC esteja na configuração CLUB SPEC. Para quem correr com Motor e ESC
com sensor favor levar o manual do ESC no dia da prova para que no final da
corrida se o piloto chegar no pódio seja feita a conferencia do setup no ESC.
Caso irregular, será desclassificado.
GT5
Somente valido motor
latinha lacrado inviolado.
Importante:
Apesar da imagem acima a tampa de tras do motor estar preta, o motores Mabuchi
RS540SH estão vindo com esta tampa "metalica". Mas o formato da tampa
é o mesmo.
Latinha são os motores
Mabuchi (RS 540SH - #7435035) ou Johnson(RC 540-J - #53689) que vem no Kit. Qualquer outro motor Silver Can não poderá participar. (Exemplo: HSP, Traxxas, HPI....)
Estes motores não podem
rodar a mais de 18.750 RPM a 7.2volts. A mensuração será feita 10 minutos após
o termino da corrida caso solicitado pelos pilotos.
CRONOGRAMA E FORMATO DA
CORRIDA
Teremos duas categorias
a GT4 e GT5.
A principio elas
correrão separadas (2 corridas). Caso não haja poucos participantes em ambas
categorias, podemos fazer uma corrida unica com as duas categorias correndo
juntas.
O palanque suporta 8
pessoas de forma confortável, assim se houver mais de 8 participantes por
categoria faremos baterias curtas para formar o grid da corrida.
A entrega de placas ou
trofeus será individual por categoria.
O evento consiste em
Tomada de tempo mais corrida única.
Cronograma:
++ Iscrição e pagamento
Inicio: 13:00h, término 13:45h
++ Classificação
categoria 1
Inicio: 14:00h
Piloto dará 4 voltas
sozinho sendo considerada a melhor volta para definição do grid.
++ Corrida categoria 1
Inicio: 14:45h
A ideia é uma corrida de
longa duração com um piloto só levando o carro.
Uma bateria de 3200mAh
no mini dura uma média de 20 minutos andando.
Com base nisto 2
baterias de 3200mAh são suficientes para uma corrida que deve durar 40 minutos
e tem uma parada nos boxes obrigatória.
O piloto terá que fazer
uma volta de 6 minutos para ser considerada a volta do boxe.
Em 6 minutos da para
descer do palanque, trocar a bateria e voltar ao palanque sem correria.
A aferição da parada
obrigatória será feita na listagem do volta a volta da cronometragem. Todo
piloto deverá ter uma volta com ao menos 6 minutos de duração.
A responsabilidade por
controlar este tempo é do piloto, por isto, para quem não tem cronometro no
rádio, aconselho levar um relógio para o palanque. O controle deste tempo é de
total responsabilidade do participante.
Caso não realize da
parada obrigatoria levara o carro a desclassificação da prova.
O primeiro competidor
que completar as 125 voltas e que realizou um box obrigatorio será o vencedor
da corrida.
++ Classificação
categoria 2
Inicio: 15:30h
++ Corrida categoria 2
Inicio: 16:20h
++ Pódio de ambas
categorias e sorteio do Brinde
Previsto para: 17:10
++ Encerramento das
Atividades
Previsto para: 19:00
++ Caso de
eliminatorias/classificatorias
Por corrida e categoria
teremos o máximo de 8 pilotos.
Caso tenhamos mais que 8
pilotos inscritos por categoria, será realizado corridas eliminatorias ou de
classificação.
Entenda seu
funcionamento com a hipotese abaixo:
Temos 12 incritos para categoria GT4, e só cabem 8 no palanque.
Assim dividiremos em 2
grupos de 6 pilotos.
Todos farão o Classificação, ai dividiremos um grupo de pares e
outros dos impares.
Cada corrida terão 10 voltas (deve durar no máximo 3 minutos cada).
Os 3 primeiros de cada grupo ja estão classificados para a corrida principal.
Os 6 pilotos que sobraram vão para uma respescagem em mais uma
corrida de 10 voltas. O 1º e 2º colocado desta corrida estão classificados para
a corrida principal. Desta forma temos 8 pilotos na corrida que valerá pontos
para o campeonato.
A posição de largada para a corrida principal será extraida da
melhor volta dos pilotos nas corridas de eliminatoria/classificação.
Infelizmente 4 pilotos
não poderão participar da corrida principal, mas ao menos participaram das
eliminatórias/classificatórias
Estas corridas tem que muito rapidas para não estourarmos muito o
horário de encerramento
++ O tracado.
1ª Etapa
2ª Etapa
FORMATO DO CAMPEONATO
Serão 3 corridas por
categoria.
As corridas terão pesos
diferentes para incentivar novos pilotos a participarem do campeonato caso
entrem na 2ª etapa.
Os pesos serão:
1a. etapa, peso 1
2a. etapa, peso 1,3
3a. etapa, peso 2
Por corrida/categoria
pontuarão:
·
Pole position: 2 pts
·
Melhor volta durante a
corrida: 2 pts
·
1o. colocado: 14 pts
·
2o. colocado: 12 pts
·
3o. colocado: 10 pts
·
4o ao ultimo colocado:
decrescimo de 1 ponto. Exemplo: 4 = 9pts, 5 = 8pts, 6 = 7pts e assim segue..
·
Ponto de "Bom
Esportista" : 2pts
"Bom
Esportista": Esta pontuação será dada ao piloto que ficar do começo do
evento até seu encerramento. Neste caso considera-se que por ficar o periodo
todo ele ajudou em algum aspector no evento como em fotos, gandulagem... assim
este é um incentivo para que o participante colabore com o evento.
METODO DE DESEMPATE
Acredito que será muito
dificil termos empates de pontos, mas caso aconteça seguem os critérios por
ordem:
- Piloto que adqueriu
mais pontos de "Bom Esportista";
- Piloto que paticipou
de mais etapas;
- Piloto que chegou ao
final das corridas que participou;
- Piloto que teve maior
quantidade de Pole Position;
- Caso não aconteça o
desempate até aqui, faremos uma corrida entre os pilotos de 10 voltas.
COMPOSIÇÃO DO VALOR DA
INSCRIÇÃO
O
valor da inscrição é para cobrir os gastos com:
-
Aluguel de cronometragem;
-
Placas ou trofeus de premiação;
-
Provisionamento para Trofeu dos campeões;
-
Brinde do Sorteio;
-
Manutenção da pista.
BOLHAS HOMOLOGADAS
O intuito de homologar bolhas é
evitar discrepancias entre os carros, pois esperamos que andem carros 1/10 ou
muito proximos disto. Colocar bolhas de mini com por exemplo: Nissan Silvia,
Nascar, Mclaren, Mitsubish lancer e até bolhas speed junto com Mini Cooper da
tamiya não dá certo.
Caso você tenha uma bolha que não
esteja na lista abaixo mas com bom senso vendo que ela se encaixa na
competição, entre em contato conosco para analisarmos sua homologação.
+++Tamiya
Mazda
RX-7
Alfa Romeo Giulia Sprint
Mini Cooper '94 Monte
Carlo
Alpine A110
Fiat Abarth 1000 TCR -
Berlina Corse
Suzuki Swift Super 1600
Honda S800 Racing
Alfa Romeo MiTo
Abarth 500 Assetto Corse
Mini Cooper Racing
Fiat 500
MINI Cooper S 2006
MINI JCW Coupe
Datsun 280ZX Sports
Version
Volkswagen Beetle
Mazda Miata
BMW New Mini Cooper
BMW M Roadster
Honda S2000
Honda CRX
Rover Mini Cooper Racing
Porsche 911 Carrera
Mercedes-Benz SLK
Porsche Boxster
Honda S-MX Lowdown
+++
HPI
SCION
xB
Mini Cooper
LANCIA STRATOS HF
BMW 2002 Turbo
Honda Civic Type R
PORSCHE 911 CARRERA RSR
2.8
TOYOTA COROLLA LEVIN
BODY
Datsun 510
Datsun 240Z
Mazda MX-5 Miata
+++ Outras Marcas
COLT
- Mercedes A-Class
COLT - NSU TT
COLT - Fiat 500
COLT - Swift
COLT - Skoda Fabia WRC
COLT - Fiat Abarth 500
ABC HOBBY - Fiat 500
ABC HOBBY - Mazda
Roadster
ABC HOBBY - Mitsubish
Colt
ABC HOOBY - NIssan Cube
ABC HOBBY - Suzuki Swift
ABC Hobby - Mugen Fit
body
ABC Hobby - XANADU
(NISSAN) CUBE
ABC Hobby - NISSAN SUNNY
TRUCK
ABC Hobby - NISSAN SUNNY
COUPE
ABC Hobby - Mini Austin/Countryman
ABC Hobby - Mini Pickup
ABC Hobby - Toyota Vitz
ABC Hobby - Datsun 510
Bre
ABC Hobby - Tomei Sunny
ABC Hobby - Mini Honda
CR-X
ABC Hobby - Nissan
Fairlady 240Z
ABC Hobby - Ferrari Dino
Carson - Porsche 914
Kawada - Porsche 356
Kawada - Lotus Elan
Kawada - Giulia GTA
Blitz - Mini JAZZ
Blitz - RS11/10
Blitz - Mini GT!
Blitz - C30 Mini